Tem coisa pior do que decepção? E pior ainda é que ela desencadeia vários outros sentimentos, como revolta, arrependimento, tristeza, desconfiança... Além de nos fazer ficar desacreditados em nós mesmos, nos outros.
A decepção tem o poder nos fazer mudar de conceitos e comportamento. Dependendo do grau, essas mudanças tornam-se fixas. E, nem sempre, elas são satisfatórias aos olhos de quem está de fora. Isso porque a decepção, na maioria dos casos, dá lugar à frieza, ao egoísmo, à racionalidade, a um certo distanciamento. Ela nos mostra uma necessidade maior de nos preocuparmos mais com o "eu", de cuidarmos mais de nós mesmos. Antes de julgarmos o comportamento de alguém, paremos para pensar se essa pessoa foi levada a agir assim depois de tantas pancadas da vida, se é apenas uma forma de se defender de futuras decepções.
Mais difícil que aceitarmos as mudanças é aceitarmos que nossa admiração e dedicação foram inúteis e desvalorizadas. Decepção mexe em qualquer grau, área, classe. Decepção com amigos, profissional, amorosa, familiar... Até nos recuperarmos, todos os mecanismos de defesa serão utilizados, até criarmos uma força capaz de nos fazer começar de novo, mais confiantes e esperançosos.
É amigaaaaaa, sei bem o que é isso. Passei por isso recentemente, mas tudo é aprendizado.
ResponderExcluirpegando o gancho do teu texto " tem coisa pior do que decepção?" Tem. A frustração por não ter tentado e a eterna insegurança podem até ser sentimentos menos desconfortáveis diante da dor da decepção, mas são sentimentos covardes de quem nunca passou por uma decepção para aprender. É ruim se decepcionar, mas é tão bom se surpreender com o aprendizado. Na maioria das vezes o aprendizado só vem depois de uma forte decepção.Que que bom saber que você está ótima, confiante e esperançosa! bjos, Nanda
ResponderExcluirNanda, apesar de parecer contraditório, concordo com vc. E eu sou a prova viva de que só tentando é que se chega a algum lugar. Só que decepção deixa umas marcas que, Às vezes, se tornam irreversíveis, né? Beijo, amiga!
ExcluirEsse texto foi pra mim, né?!
ResponderExcluirbeijos
Decepção realmente é ruim, mas devemos tomar como aproveitamento a experiência que tivemos. Muitas vezes a dor nos faz crescer como pessoa e as marcas que ficaram tenta transformá-las em algo insignificante. Só assim quem sabe seu sofrimento diminui. Um super beijo! Rosa.
ResponderExcluirFlavinha, adorei seu blog viu?! Parabéns =D
ResponderExcluirsobre o assunto, a decepção sempre teremos, mais de uma coisa é certo, serve para nos evoluirmos como ser humano, nos dar experiência e amadurecimento para continuarmos nossa jornada. =* Camila Barreto
Muito bom o texto, como sempre, Flavinha. E da decepção só podemos tirar uma coisa: o aprendizado. Mas a forma como vamos aprender, vai depender de cada um... ;)
ResponderExcluirbjoos
Do kct, texto belissímo! Parabens honey!
ResponderExcluirPrima, vc sabe que desse assunto entendo bem néam??? Por isso concordo e bato palmas para seu belo texto, amo-te belezura do agreste, bjs
ResponderExcluirPrima
Muito bom o texto!!! Beijos, Elizabethe
ResponderExcluir