terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quem acredita sempre alcança!

Depois de ouvir Renato Russo cantando Mais uma vez, que foi escrita em parceria com Flávio Venturini, eu comecei a pensar na mensagem da canção. Especialmente o trecho "(...) Tem gente que está do mesmo lado que você, mas deveria estar do lado de lá (...)". Quantas pessoas imaginamos que estão ao nosso lado? Mas ao nosso lado no sentido conotativo da coisa, sendo amigas, prestativas, torcendo por nós. Santa ingenuidade.
É muito comum nos confudirmos com pessoas que realmente estão do nosso lado da arquibancada, torcendo por nós com outras que fingem, mas na verdade estão do outro lado da torcida. Elas geralmente procuram saber com detalhes o que se passa no dia-a-dia, fingem alegria ao saber de alguma vitória nossa, mas no fundo sentem uma inveja daquelas que fazem tudo dar errado, "andar pra trás" como se diz por aí. E depois chegam ao estágio do pessimismo. E sobre isso Renato canta na mesma música: "(...)Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém (...)".
Muitas vezes me deparei com pessoas que se mostravam amigas, mas que sentiam prazer em me ver triste, perdendo alguma coisa, "andando pra trás".
A minha sorte é que nunca me deixei levar pela inveja alheia, e nada, nem o maior dos olhos grandes, me fez desistir até hoje de sonhos e planos. Posso até desistir por cansaço ou impaciência, mas nunca por pessimismo alheio. E isso sempre me serviu de estímulo para crescer.
A alegria de descobrir essas pessoas que atrasam nossas vidas é, quase sempre, maior do que a decepção de perder aquele que a gente pensava ser nosso amigo. Amigo que finge, que torce contra, que coloca pra trás não é amigo, logo, não há como se sentir decepcionado, mas sim aliviado. O problema dessas pessoas é não conhecer o amor e todas as suas vertentes, amor de mãe, de pai, de filho, de amigo, de amante, são geralmente pessoas carentes de amor. Quem ama não consegue sentir inveja. Só tem inveja aquele que não sabe o que é ser amado e, por isso, deseja tudo daquele que o é.
E, para terminar, "(...) Tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar, mas eu sei que um dia a gente aprende, se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo, QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA".

Portanto, se quiser confiar em alguém, ninguém melhor do que você mesmo.

9 comentários:

  1. Esse teu texto serve pra mim também, amiga! Disse tudo!
    Mas não esquece o principal:
    "Quem acredita sempre alcança!!!"

    Eu acredito!
    E você?!

    beijosss, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto Flávia e da forma como você escreve. É bem verdade que precisamos ficar atentos antes de confiar nas pessoas. Também não podemos acreditar que ninguém merece nossa confiança. Entretanto, acreditar e confiar em si próprio é mais importante do que dar crédito a outros. Por fim, concordo com a ideia: "quem espera sempre alcança", ainda mais quando se tem fé e determinação. Vamos arregaçar as mangas e ser felizes! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Ele serviu direitinho para mim hoje. Sabe aqueles dias que você precisa escutar alguma coisa. Ler teu texto foi melhor que escutar qualquer "amigo". Parece até que Deus estava falando comigo. Já que passei horas pedindo respostas para ele. Acho que a resposta que pedi veio por meio de seu texto. Muito obrigada! Obrigada por ter servido de anjo por hoje. Beijos!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. É abiigaa...infelizmente, o mundo não é feito só de pessoas sinceras, verdadeiras...tem seempre um ou outro que não suporta a felicidade alheiaa; mas nao podemos deixar que esses nos faça deixar de acreditar no que é boom...você é guerreira, já passou por muita coisa nessa viida e não é mulher de desistir pelo que os outros falam ou pensam...E assim como está na canção quem acredita sempre alcança e com vc não será diferentee.

    ResponderExcluir
  5. É BASTANTE SÁBIA ESSA LETRA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DADA PELO SEU TEXTO,ACREDITO QUE AS RELAÇÕES HUMANAS ESTÃO CADA VEZ MAIS EM DECADÊNCIA PRINCIPALMENTE A FUGACIDADE DOS VALORES ÉTICOS,MORAIS E DA SUPER VALORIZAÇÃO DO TER.

    PARABÉNS FLAVINHA...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Flavinha, que lindo texto! Amei... infelizmente a gente se depara com pessoas desse tipo em nossas vidas, mas eu sou como vc, nao me deixo levar pela inveja dos outros, como diz minha irma, "meu anjo da guarda eh maior do que o olho gordo de gente pequena". :D
    bjao para tu e parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Poxa primaaaa, eu sei bem o que é isso. Sempre encontro no meu caminho pessoas que fingem querer o meu bem, porém o que tenho a oferecer à essas pessoa é a minha indiferença. Pobre delas, colhemos o que plantamos, e se elas plantam inveja, só terão isso pra colher, nunca terão amigos verdadeiros e se tornarão cada dia mais invejosas. Temos mesmo é que acreditar em nós mesmos...pois como vc já citou, quem acredita sempre alcança!!!
    Beijos da tua prima que te ama
    Paula Moura

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto. "...Quem acredita sempre alcança..."!

    Tenha sempre fé em Deus que com certeza você alcançará seus objetivos.

    Beijos

    ResponderExcluir