sábado, 6 de março de 2010

Você conhece um falso-intelectual?

Quem disse que pra eu ser uma pessoa intelectual eu preciso ouvir (e gostar de) bossa nova, tenho que detestar a TV Globo, preciso rir de tudo o que falam no CQC, tenho que gostar de maracatu? Por que pra mostrar inteligência eu tenho que me tornar cinéfila, devorar best sellers e entender de política, ecnonomia e história? Criou-se um esteriótipo de pessoas intelectuais e/ou inteligentes que, perdoem-me aqueles mais chegados a mim e que se encaixam nessa "tribo", simplesmente seguem a opinião de professores e outros (falso) intelectuais. Olha aí a "alienação" a que eles tanto e repetidamente se referem.
Perdoem-me se não soar modesto, mas eu sou uma pessoa inteligente. E sou normal. Eu assisto à novela, assisto a desenho animado, assisto ao BBB (parei de assistir há pouco tempo, mas vez ou outra dou uma espiada), adoro assistir àquelas comédias bestas americanas, adoro os textos do Jabor (E daí se ele fala mal de Lula? O fato é que ele escreve divinamente bem). Acho as músicas de Chico Buarque lindíssimas, mas vamos combinar e ser sinceros, suas melodias são muito chatas, dão sono. Maracatu é lindo e colorido, é cultura pernambucana, mas você passar duas horas assistindo a um show de maracatu e dizer que foi perfeito, é demais para mim. Ah, tem outra coisa, eu nunca assiti aos filmes Casablanca, E o vento levou, Um sonho de Liberdade, Cidadão Kane, Laranja Mecânica, dentre outros, e estou aqui, com minha capacidade de raciocínio bem preservada e funcionando perfeitamente.
Se você gosta de tudo isso porque gosta, tudo bem. Admiro-o muito. Mas se gosta somente porque os outros dizem que tem de gostar, aí, meu amigo, você não só se encaixa na lista de falsos-intelectuais, como ainda pode ser tachado de sem personalidade.
Deixe-me gostando de forró, de novela, de filmes dublados (quando quero, assisto a eles legendados), de besteirol americano, achando bossa nova um tédio, dando um lida de vez em quando na Veja (porque eu não gosto mesmo dos textos dela, não porque me dizem pra não ler), contudo sendo autêntica. E continuo inteligente.

11 comentários:

  1. Eita poraaaa!!!!!!!!!!!
    Botou pra f...!!!
    Me vi nesse texto.
    Parabens achei muito massa!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de maracatu, huahauaha.
    E gostei do blog.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. O texto é muito legal. Apesar de gostar de bossa nova e ser louco por cinema, inclusive já assisti todos os filmes citados no texto, também sou chegado naquelas séries besterol Americano, novela das oito, forró, brega e sem falar no BBB10, acho que assiti a todas as edições e se brincar sou capaz de lembrar dos nomes dos vencedores de todas as edições rerrrsrsrsrs. Então acho que sou normal.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a ideia do Blog, Flavinha!! Desejo-lhe sucesso!! E solte o verbo mesmo, que é assim que se faz! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Seus textos estão maravilhosos flavinha! i'm surprised with the wonderful words described here, actually something incredible! congratulations a lot! i wish you all the stars, behind this girl behavior, is hiding a pretty and clever woman. adoro vc!

    p.s- o comentario anonimo foi meu no problema do samu.

    ResponderExcluir
  6. Bota pra quebrar Flavinha!!!
    A verdade é que por várias vezes nos vemos vítimas de uma sociedade hipócrita, com suas burocracias (que só ajudam a eles mesmos), reduzindo nossos direitos ou repassando aos escolhidos.
    Vc está certíssima em fazer uso do seu e do nosso direito de expressão!!!!bjsss

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto,muito bem feito!!
    Bom mesmo é mesclar tudo. Ouvir Chico e Calcinha Preta, assistir "E o vento levou" e "Casamento Grego", ler Veja, Época, Contigo, Ana Maria...e é claro, considerar a Globo como a melhor TV do país...porque ela é mesmo...rrs

    bjo, prima

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia... Menina, é isso tudo meeeeeeeesmo! Conheço um 'bucado' de gente que adora dizer que é intelectual por odiar filme dublado, BBB, livro de auto ajuda, comédia romantica e tals. Sempre considerei essas pessoas sem ter muito a acrescentar em minha vida, pois inteligente de verdade é aquele que sabe filtrar o melhor de cada coisa para sua vida, mesmo sendo telespectador da novela das oito. Beijos...

    ResponderExcluir
  9. êêê viva os amigos sertanejooooooooooooooooooos! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir